quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Especialistas explicam como lidar com o TDAH




A hiperatividade


Hiperatividade é, cientificamente, chamada de TDAH que significa Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. “Os sintomas são inquietude demasiada, excesso de agitação, distração frequente e por qualquer motivo, dificuldade em manter a concentração, trabalhos incompletos, fala incessante, não conseguir esperar, entre outros”, diz a psiquiatra Cibele Milagre. Este é um comportamento que afeta, principalmente, crianças e adolescentes, mas existem casos em adultos também.

As crianças apresentam diferentes sintomas da hiperatividade, alguns mais brandos e outros mais graves. Cibele afirma que é fácil confundi-las com crianças que são, simplesmente, agitadas e, que existe muitas em tratamento sem necessidade. Os pais na ânsia de descobrir porque seus filhos são diferentes dos outros, acabam pecando pelo excesso. Há uma vasta diferença entre crianças agitadas, hiperativas e crianças com energia de sobra.

A hiperatividade pode ser confundida com diversos fatores e até mesmo com outras doenças. A depressão infantil, ansiedade, transtorno bipolar, deficiência auditiva, dislexia e até mesmo a inquietação típica da idade e problemas familiares apresentam sintomas similares. Outro fator é que a hiperatividade pode estar presente, porém causada por alguma outra doença, como o autismo e por isso tem que ter cuidado maior ainda na hora do tratamento.

Muitas pessoas, incluindo professores e pais, ao diagnosticar alguns sintomas acreditam que a criança é indisciplinada e mal educada, não levando em consideração a doença. A criança acaba sofrendo represálias, sem conseguir controlar seus atos. O importante é, ao perceber sinais que vão além do normal de uma criança ativa e saudável, consultar um especialista e só então tomar as atitudes necessárias.

Durante a primeira ou segunda consulta médica, a criança pode se apresentar de forma quieta e calma, dificultando o diagnóstico. Por isso é muito importante que os pais saibam explicar os sintomas exatos que seus filhos possuam, assim como levar relatos dos professores e outras pessoas que tenham convívio diário com seu filho.


A escola


A psiquiatra Cibele, especializada em psicologia infantil e acostumada a tratar casos como esses, diz que não há necessidade dessas crianças frequentarem escolas especiais, já que elas possuem inteligência normal ou acima da média. Além disso, ela explica que as escolas estão cada vez mais preparadas para receber alunos com esse déficit, já que é uma doença que afeta crianças em grande quantidade. “As escolas, hoje em dia, tem até mesmo uma gaveta com o remédio para caso a mãe esqueça de mandar o do seu filho. Sabem do horário certo e a dosagem a ser dada”, afirma a psiquiatra.

Por outro lado, a psicóloga Heloísa Kaeffer, também dedicada aos pequenos, diz ser importante buscar uma escola que tenha conhecimento para lidar com o problema, com uma equipe preparada. Para isso, os pais devem buscar orientação com o psicólogo ou psiquiatra que atenda seu filho e também se informar dentro das próprias escolas.

As escolas precisam ter professores, coordenadores e psicólogos preparados para lidar com a falta de atenção, impulsividade e instabilidade emocional das crianças. A linguagem, coordenação motora e memória podem ser causas também da hiperatividade e precisa ser entendido que a criança não tem controle sobre essas atitudes. Essas crianças não aceitam frustrações com facilidade, muitas vezes não respeitam professores, pais e colegas, para isso o remédio se faz primordial, já que a criança não consegue ter o controle dos seus impulsos.

A psiquiatra Cibele e a psicóloga Heloísa dão ênfase para a importância de ter uma rotina estável em casa, para diminuir a confusão e a quantidade de estímulos diários. Horários específicos para comer, dormir, fazer dever de casa e brincar facilitam a ordem na cabeça da criança. Aplicar pequenas tarefas simples e rápidas, que possam ser concluídas, é essencial para a criança se sentir capaz e os pais devem agradecer e elogiar após estarem feitas.

A escola de educação infantil, Creare, recebe crianças de um a seis anos de idade. O lema deles é que brincar é coisa séria, então “ao invés de deixar as crianças fazer o que querem e brincar como bem entenderem, nós estipulamos brincadeiras e rotinas diárias”, diz a professora Lidiane Araújo. Os alunos participam de aulas especializadas, como de música, artes plásticas e psicomotricidade relacional, em que a criança pode descarregar suas energias assumindo novos personagens a cada semana, em uma espécie de teatro.

A mãe de um aluno, portador do TDHA, diz que a escola ajudou seu filho na busca de um tratamento adequado. “Ele sempre foi agitado. Quando começou a estudar, a inquietude e falta de atenção ficaram cada vez mais evidentes. Com a ajuda da Creare procuramos a ajuda dum profissional. Foi difícil, mas hoje é claro o quanto ele está melhor.”


Sala para psicomotricidade relacional.


Pátio da escola.


Diferentes escolas, diferentes métodos. A escola e creche Pólo Infantil, que aceita matrículas de crianças com até seis anos de idade, tem uma proposta pedagógica diferenciada “propondo a criatividade e descoberta das crianças”, conforme a professora Idê Magalhães. Assim sendo, as brincadeiras são mais livres e de acordo com o desejo da criança. Existe a rotina de tarefas para crianças a partir de três anos, mas o intuito da escola é desenvolver as vontades próprias das crianças, incentivando, porém, o respeito mútuo entre elas.


Fachada da escola Polo Infantil, antes de receber os alunos.






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