terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Programa de Transtornos de Atenção é desenvolvido no HCPA

Texto colaborativo escrito por Suzana Pereira.


No Hospital de Caridade de Porto Alegre (HCPA) é desenvolvido o Programa de Transtornos de Atenção - Hiperatividade (ProDAH) que reúne médicos interessados em aprimorar os estudos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção – Hiperativos (TDAH), em crianças e adolescentes.


Fachada do HCPA, onde é realizado o programa.(foto divulgação)


A pesquisa dos profissionais da área, sobre o assunto trás grandes avanços no tratamento e atendimento aos hiperativos. A infraestrutura disponibilizada para médicos e pacientes conta com recursos para avaliações do nível do transtorno, e qual o melhor procedimento para desenvolver um tratamento com sucesso.

Os avanços nas pesquisas adquiridos através de estudos, pesquisas e congressos são divulgados para a sociedade em geral. Com a divulgação do projeto, o paciente e sua família têm no centro um local deferenciado, com orientaçoes realmente qualificadas para o tratamento, desde remédios, apoio às atividades escolares e psicológicas.

A equipe que trabalha no programa é formada por: psiquiatras, psicólogos, neuropsicólogos, psicopedagogos, nutricionistas, geneticistas e assistentes que organizam ciclos quinzenais de palestras, abertas ao público, realizadas na sala 160, do HCPA. Os temas referentes ao TDAH são colocados a comunidade, dando exemplos de diagnósticos, causas, atitudes que denunciam a hiperatividade e os tratamentos existentes.